Grande diferença entre Biodegradável e Oxibiodegradável

Conforme aumenta a demanda por produtos sustentáveis, os plásticos buscam se adequar nessa forte tendência e necessidade, e apresenta modelos que reduzem, consideravelmente, o tempo para se degradar na natureza.

Com a chegada dessas tecnologias, surgiram os plásticos Biodegradáveis e, também, Oxibiodegradáveis. A nomenclatura sugere que pareçam a mesma coisa, mas, de fato, funcionam de forma muito distinta. Confira a tabela:

BIODEGRADÁVEL
OXIBIODEGRADÁVEL
Decompõe-se em biomassa, dióxido de carbono e água através da ação de microorganismos, bactérias e fungos Se divide em pedaços menores devido a metais pesados ou outros catalisadores
Pode levar mais tempo para biodegradar dependendo do ambiente de descarte Leva muito tempo para quebrar, podendo nunca se biodegradar completamente
Pode deixar rastro de toxinas se usado para ingredientes tóxicos Deixa metais pesados ou outras toxinas no solo e meio ambiente

Nós, da Alban, somos uma Indústria Plástica que tem todos os produtos descartáveis 100% Biodegradáveis e, dissolvem-se totalmente na natureza em no máximo 2 anos!!

Muitas empresas utilizam de forma desonesta a palavra Biodegradável, sendo que usam outra forma de tecnologia, como a oxidegradabilidade. Embora os termos sejam frequentemente usados ​​de forma intercambiável, não são sinônimos. A confusão a respeito das terminologias dos bioplásticos, especialmente no que se refere ao descarte de produtos, pode ter consequências terríveis ao meio ambiente.

Precisamos compreender as diferenças entre cada categoria para, assim, comercializar os produtos de forma correta e honesta. Os consumidores precisam ser bem informados na hora da compra e entender a importância de descartar os produtos de maneira adequada, ao final de seu uso.

Plásticos biodegradáveis ​​vs. oxidegradáveis

Quase todo material é biodegradável se houver tempo suficiente, mas a duração do processo de biodegradação dependente de parâmetros ambientais como umidade e temperatura, razão pela qual alegar que um plástico é “biodegradável” sem qualquer contexto adicional (ou seja, em que prazo e sob quais condições ambientais) é enganoso para os consumidores. Empresas respeitáveis ​​costumam fazer afirmações mais específicas, principalmente certificando que seus plásticos são biodegradáveis e se decompõem em um período em ambientes específicos.

Uma nota sobre Plásticos oxidegradáveis

Embora confundidos com plásticos biodegradáveis, os oxidegradáveis ​​são uma categoria à parte. Não são bioplástico nem plástico biodegradável!

Plástico Oxibriodegradável é um plástico convencional misturado com um aditivo, que imita a biodegradação. Esses plásticos ​​se fragmentam rapidamente em pedaços cada vez menores, chamados microplásticos, mas não se quebram no nível molecular ou de polímero como os plásticos biodegradáveis ​​ou compostáveis.

A importância da informação correta dos produtos de plástico

Como os bioplásticos continuam ganhando participação no mercado nos próximos anos, é fundamental ter clareza sobre os benefícios ambientais e materiais. Descrever as melhores práticas e comercializar claramente produtos verdes para garantir o alinhamento das expectativas do consumidor. Essa transparência não apenas permitirá que os consumidores tomem decisões de compra mais inteligentes, mas também garante que os bioplásticos sejam descartados pelos canais adequados. Em última análise, a melhor destinação dos bioplásticos fortalece a proposta de valor ambiental de desviar os resíduos orgânicos dos aterros, reduzindo emissões de gases de efeito estufa e garantindo o consumo sustentável de recursos.

Na Alban, nos especializamos em produtos 100% biodegradáveis ​​para atender aos requisitos de desempenho de peças específicas do cliente. Sempre buscamos ser transparentes nas opções de nossos materiais. É por isso que podemos afirmar que temos plástico 100% biodegradável, e nos referimos aos mais altos padrões de qualidade e confiabilidade, estabelecidas na ASTM D5511-12.